Chamada Interna Fiocruz bolsas PDSE-2024 – Doutorado Sanduiche

Divulgamos a Chamada Interna vinculada ao Edital nº 06/2024 da CAPES Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)-2024. As bolsas são destinadas aos(as) alunos(as) regularmente matriculados(as) em curso de doutorado de programas de Pós-Graduação, com nota igual ou superior a 4 (quatro) na última Avaliação Quadrienal da CAPES . A bolsa permitirá a realização de parte do curso em instituição no exterior, com a obrigação de retornar ao Brasil após a finalização da bolsa, para integralização de créditos e a defesa da tese. As bolsas são de, no mínimo, três (03) meses e de, no máximo, seis (06) meses e as atividades no exterior devem ter início no período de Setembro a Novembro de 2024.

Nesta Chamada, os Programas de Pós-graduação participantes do Programa CAPES-PrInt/Fiocruz poderão indicar estudantes para o PDSE. Segue em anexo o PDF da chamada, bem como os anexos e abaixo o cronograma da Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa.

A Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa irá selecionar os candidatos de acordo com a Chamada e a Secretaria do Programa irá enviar a proposta pré-selecionada e cadastro reserva (se houver) até o dia 19/04/2024.

A publicação do resultado da seleção interna da CGE/VPEIC no Campus Virtual da Fiocruz e a formalização por e-mail aos PPGSS será até o dia 30/04/2024.

Cronograma para seleção interna da pós-graduação:
Documentações que deverão ser enviadas para o email do PGBSMI:
  • Carta do orientador;
  • Carta do coorientador no exterior;
  • Currículo Lattes atualizado em PDF;
  • Plano de pesquisa;
  • Histórico do doutorado;
  • Currículo resumido do coorientador no exterior;
  • Declaração de reconhecimento de fluência linguística assinada pelo coorientador no exterior, conforme modelo disponível no Anexo II;
  • Declaração de reconhecimento de fluência linguística assinada pelo orientador no Brasil, conforme modelo disponível no Anexo III;
  • Referente ao item VIII e IX, o candidato poderá, alternativamente, comprovar nível de proficiência na língua estrangeira por meio de Teste de Proficiência, conforme Anexo IV;
Os requisitos de proficiência listados no item VIII à IX, serão aceitos conforme as exigências do Edital nº 6/2024 da CAPES e não dispensarão o atendimento das exigências da instituição de destino no exterior, cabendo ao bolsista cumpri-la.
  • Esta Chamada foi adaptada ao calendário da CAPES, conforme divulgado no Edital nº 6/2024 da CAPES. Informamos que o presente calendário pode sofrer alterações de modo a adequar-se às alterações que a CAPES pode vir a realizar posteriormente ou mesmo ser suspenso devido a decisões da CAPES.

Chamada Interna Fiocruz bolsas PDSE-2024

Anexo II – Declaração de reconhecimento de fluência linguística assinada pelo coorientador no exterior

Anexo III – Declaração de reconhecimento de fluência linguística assinada pelo orientador no Brasil

Anexo V – Modelo de declaração do coorientador no exterior